quinta-feira, 17 de julho de 2014

Parece ruim, mas não é



Como todos já devem estar sabendo, a TV Globo vai transmitir somente a parte final da classificação do GP da Alemanha, neste Sábado. Algum impedimento especial? Não, durante o treino, a emissora segue com sua programação normal (desenhos) e a F1 entra a partir do Q3. O Sportv transmite o treino todo.
É o começo de um caminho inevitável: não há mais espaço para corridas de Fórmula 1 na TV aberta. Não podemos esquecer que a TV aberta vive de audiência e que tudo o que é transmitido por ela nada mais é do que um produto. Até mesmo as modalidades esportivas. E o que uma modalidade esportiva (exceção do futebol) precisa ter no Brasil para atrair a atenção das pessoas? Acertou quem respondeu brasileiros vencendo.

E, sejamos sinceros, não temos brasileiros em condições de disputar títulos ou mesmo vencer corridas há muito tempo. Tivemos alguns fatos relevantes, como a presença de dois pilotos (Massa e Barrichello) em uma equipe relevante (Ferrari) e o bom ano de Felipe em 2008, quando perdeu o campeonato por alguns metros. TIrando isso, nada mais. Portanto, é de se concluir que a F1 na TV aberta já esteja fazendo hora extra.

Mas por mais que isso possa parecer, e é, uma perda de espaço, não consigo ver como má notícia. Tirando o futebol, todas as outras modalidades esportivas são segmentadas (ou especializadas, conforme tratam os programas de esporte, que só falam de futebol). Quem gosta, gosta. Quem não gosta, não assiste. E ponto final.

A F1 na TV aberta mantém os comentaristas de orelhada. Aqueles que assistiam as corridas na época em que Senna era vivo, e que acham que só essa época era boa. Aí o cara levanta domingo de manhã, dá uma zapeada, vê que está rolando corrida, assiste cinco minutos e, ao ver que Felipe Massa não está bem colocado, corneta o piloto e muda de canal. Depois, quando encontra com os amigos, fala que não assiste mais F1 porque os brasileiros que estão lá não prestam. Quantos você conhece que são assim?

Eu me lembro que, em 2009, quando as pessoas voltaram a mostrar algum interesse, devido à campanha de Massa no ano anterior, um amigo meu não conseguia entender o sucesso da Brawn. "Mas porque os branquinhos que antes andavam atrás, agora ganham a corrida?", era o que ele me perguntava. Não havia explicação que não fosse técnica, então ele acabava desistindo de entender.

Alguém poderá dizer que é injusto com quem não tem TV a Cabo, ou não pode pagar por uma. Mas, quantos são os fãs de F1, um esporte elitizado, que estão nessa condição? Acredito que pouquíssimos. Aqueles que assistem F1 na TV aberta e ficarão sem ela, desconfio, não sentirão falta nenhuma.

Portanto, vamos nos alegrar. Quando a F1 estiver exclusivamente na TV fechada, nós que gostamos, poderemos curtir nosso esporte sem interferências e sem comentários exdrúxulos de quem diz que gosta, mas não entende nada. Assim como já é no Surf, no Tênis, na Natação, etc, etc, etc.

Nenhum comentário: